Friday, December 21, 2012

COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM

A redação é uma das maiores dificuldades que os candidatos do ENEM e também de outros certames enfrentam, e ela é fundamental para se sair bem na média final do exame.
A Redação é um texto de opinião que é produzida em forma de disertação, onde o seu autor defende o seu ponto de vista relacionado a determinado assunto que é dado pela banca. Nas redações do exame do ENEM são avaliadas cinco competencias, que são:
  1. Se o candidato domina a língua culta.
  2. Se ouve a compreensão da proposta dada pelo tema da redação e utilização e aplicação de conceitos em diferentes áreas do conhecimento para que possa desenvolver o tema.
  3. Saber selecionar, fazer relações, organizar e fazer a interpretação das informações, defendendo determinado ponto de vista.
  4. Demonstrar em sua dissertação que possui conhecimentos da língua portuguesa na construção dos seus argumentos.
  5. Saber elaborar proposta que possa enfrentar o problema sempre respeitando os direitos humanos.
Na elaboração de sua redação, o candidato pode considerar dicas como: A proposta da redação pode ser transformada em pergunta.
      EX. Os programas infantis da tv brasileira são educativos? Com base nisso, vamos pensar em três argumentos que poderiam responder a essa pergunta. Faça o desenvolvimento de cada um dos argumentos seguindo a estrutura a seguir:
  • Introdução
  • Primeiro argumento
  • Segundo argumento
  • Terceiro argumento
  • Conclusão
Na sua conclusão, deixe claro sua posição e faça sugestões de como solucionar o tema proposto. A introdução nas redações do ENEM não são obrigatórias mais é muito recomendado que se faça. É nela que você teve apresentar seu tema em poucas linhas, 3 ou 4.






Para elaborar uma boa dissertação, o estudante pode seguir algumas dicas.
Transforme a proposta em pergunta, como por exemplo: “As novelas brasileiras podem ser consideradas educativas?”. Com base isso, tente pensar em três argumentos que responderiam essa pergunta. Desenvolva cada argumento seguindo a seguinte estrutura.
Na redação do ENEM o título não é obrigatório, mais a dica é, se em outros exames que for fazer ele seja necessário, uma bo dica a seguir é a de no título, não fazer o uso de verbos.


O que achou das dicas? Comente.

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2